Pro Tucuna - Pescaria de Tucunaré Açu na Amazônia

Os 16 principais rios de Barcelos

Acampamento e Pescaria Esportiva

Vai fazer uma pescaria em Barcelos?

Saiba aqui quais são os melhores rios para a sua pescaria de Tucunaré em Barcelos.

Nesse post explicamos e mostramos quais são os principais rios e quais os tipos de peixes são mais encontrados na região de Barcelos.

Rio Negro

É o principal rio de Barcelos. Como convenção e para facilitar a explicação para vocês, adotamos que Barcelos fica na margem esquerda do Rio Negro, ou seja, o lado esquerdo é sempre subindo ao norte, em relação contrária ao fluxo das águas do Rio Negro.

É um rio com as águas muito negras e em alguns pontos chega a 20km de largura, o que não aparenta pois existem muitas ilhas entre a margem esquerda e a margem direita do Rio Negro.

Como possui muitas ilhas existem muitos lagos formados nessas ilhas e por isso a quantidade de tucunaré-açu é muito grande. Facilmente encontramos Tucunarés de 4, 5, 6 e 7Kg bem próximo a Barcelos.

 

Vamos começar nossa viagem subindo o Rio Negro.

Rio Aracá

Afluente do Rio Negro da margem direita, é um rio também de águas negras e sinuoso. Em alguns pontos as curvas chegam a 180°. Na seca muitas praias de areia branca de espalham nas margens do Rio Aracá.

Considerado pelo pesquisador Jacques Custeau um dos rios mais bonitos do mundo, o Rio Aracá é muito bom de se pescar o Tucunaré, onde é encontrado exemplares bem grandes. Veja o vídeo da captura de um Tucunaré-Açu de mais de 10kg aqui.

Em alguns pontos o Aracá possui vegetação das suas margens mais baixas do que o Rio Negro, as vezes parecendo um cerrado, o que gera muitas ondas no Rio Aracá quando os ventos são mais intensos, dificultando a navegação.

 

Rio Curuduri

Afluente do Aracá na sua margem esquerda, ficando abaixo da comunidade Bacucuara.

Se encontram bons exemplares de Tucunaré-açu.

 

Rio Marari

Afluente do Aracá na margem direita, nesse rio se capturam muitos tucunarés pequenos. Se quiser pegar em grande quantidade você tem que conhecer esse rio.

 

Rio Demeni

O Rio Demeni deságua no Rio Aracá um pouco antes desse se encontrar com o Rio Negro. É onde os locais chamam de repartimento, onde o Rio Aracá se encontra com o Demeni.

Rio de águas de cor amarronzada o que proporciona no repartimento um fenômeno muito parecido com o encontro das águas do Rio Negro e do Solimões em Manaus.

O Rio Demeni é popular pela grande quantidade de tucunarés, Tucunarés de 5, 6 e 7kg são muito encontrados nesse rio, mas bons exemplares também são capturados nesse rio.

Outros peixes muito capturados no Rio Demeni são os peixes de couro como a Piraíba, Pirarara e Cacharas. Se for para lá leve seu equipamento para pesca de peixes de couro.

Veja aqui o vídeo da onça pintada avistada no Rio Demeni.

 

Rio Cuieiras

O Rio Cuieiras é um afluente do Demeni. Rio estreito, de águas bem negras e muito sinuoso. Vegetação parecida com o cerrado e areias bem brancas.

Vale o passeio para ver sua beleza. Pega-se muitos popocas e borboletas.

 

Rio Cuiuni

Também acima de Barcelos, rio muito procurado pelos pescadores esportivos pela grande quantidade de Tucunarés grandes, porém é o primeiro a secar e o primeiro a encher o que diminui a sua temporada de pesca.

Nessa região existe a incidência da onça pintada, mas encontrar uma próxima ao rio é uma raridade. Se encontrar uma tire muitas fotos.

O Rio Cuiuni é muito bom para a pesca do peixe de couro.

 

Rio Alegria

O Rio Alegria é um afluente do Rio Cuiuni. Também um rio muito bom de Tucunaré. No início da temporada de pesca em Barcelos é um dos rios mais procurados o que aumenta o número de voadeiras navegando nesse rio.

Sua vegetação é baixa como o cerrado.

 

Rio Arirarrá

Próximo ao Rio Cuiuni o Arirarrá é um rio muito bonito de águas límpidas, cheio de campinas, sinuoso e muito bom de grandes tucunarés-açu.

 

Rio Itu

Diferentemente do que a maioria pensa, o Rio Itu na verdade é um paranã do Rio Negro, ou seja, é um braço do próprio Rio Negro.

É um paranã bem comprido e com muitos igarapés e lagos bons de tucunaré-açu.

 

Rio Padauari

O Rio padauari fica na margem direita do Rio Negro, água barrenta igual ao Rio Demeni, local de Tucunaré-Açu grande e bom para a pesca de peixes de couro.

 

Rio Atauí

Um paranã como o Rio Itu, muitos peixes grandes

 

Rio Preto

É um repartimento do Rio Parauari seguindo para a esquerda. Também muito bom de Tucunaré-Açu grande.

 

Rio Jurubaxi

Rio muito bom e peixe, mas está fechado pela comunidade ribeirinha. Ficando quase na fronteira com o município de Santa Isabel do Rio Negro.

Lá se encontra um posto do Ibama.

 

Agora veremos alguns rios abaixo de Barcelos:

 

Rio Caurés

O Rio Caurés fica na margem esquerda do Rio Negro e é muito tortuoso. Muito Tucunaré-Açu grande é encontrado pois possui muitos lagos para pesca.

 

Rio Jufaris

Fica abaixo do Caurés, rio com muito tucunaré grande, vegetação muito parecida com o Aracá, águas límpidas, porém a comunidade ribeirinha não pode não permitir a entrada para a pesca esportiva.

 

Como você pode ver existem uma quantidade enorme de rios em Barcelos e com muito Tucunaré-Açu grande e possibilidades de pesca. Porém vale lembrar que temos que praticar sempre o pesque e solte para que a quantidade de Tucunarés sempre cresça e nos dê a possibilidade de nos divertirmos mais.

 

Espero que esse post tenha sido útil para a sua decisão de pesca em algum rio em Barcelos.

Me mande um whatsapp para marcarmos sua próxima pescaria na Amazônia

Equipe Pro Tucuna

www.protucuna.com.br

Os 16 principais rios de Barcelos

E-mail: contato@protucuna.com.br

Telefone: (19) 97157-7007

(19) 97157-7007
contato@protucuna.com.br