Muitos já tiveram a oportunidade de conhecer a Amazônia, mas a grande maioria ainda não teve esse prazer. Barcelos é o destino certo para 10 entre 10 amantes da pesca esportiva do Tucunaré-Açu.
Mas por que Barcelos é um destino tão procurado e desejado pelos viciados em Tucunaré? Segue aqui algumas razões para você escolher Barcelos como o próximo destino da sua pescaria:
- Os grandes tucunões: Barcelos é conhecida como a capital da pesca esportiva no Brasil, todos os anos milhares e milhares de pescadores esportivos vão até Barcelos atrás dos grandes tucunões. Peixes de 2, 3, 4 e até 5 quilos são considerados pequenos para a região. Inclusive o recorde mundial da IGFA está registrado no município de Barcelos.
- O Rio Negro: O Negrão é um caso à parte. Sua água cor de coca-cola, de temperatura morna, sua variedade de peixes são um convite a um mergulho. A quantidade de ilhas desse rio é uma grandeza. Dizem que de margem a margem na frente de Barcelos chega a 20 quilômetros, mas como existem muitas ilhas no meio não se tem essa impressão.
- As praias: No verão as praias de areia branca surgem nas margens e até no meio do Rio Negro. As areias brancas são consideradas tão brancas como as das praias do nosso Nordeste. Bem em frente a Barcelos existe uma praia enorme, onde os moradores e turistas se encontram para um banho no rio e também para tomar uma gelada em um dos barzinhos lá localizados.
- A Flora: Barcelos é o segundo maior município do Brasil, ficando atrás apenas de Altamira no Pará e por estar no meio da selva Amazônica sua flora é muito rica. Árvores milenares de mais de 30 metros de altura, palmeiras, molongós, jauarizeiros, araparizeiros são facilmente encontrados em um breve passeio de barco. A diversidade de plantas e árvores é enorme. Vale a pena um passeio no meio da mata.
- A Fauna: A diversidade de espécies é uma enormidade, apesar de estarmos sempre focados no Tucunaré-Açu, sempre temos tempo para apreciar a beleza dos animais da selva. Araras-Azuis, Vermelhas, Tuiuiús, periquitos, martim-pescador são apenas algumas aves que por lá habitam. Já avistamos grupos de catetos ou porcos-do-mato, macaquinhos, bugios, cobras, jacarés e a temida onça pintada de vez em quando aparece para uma foto. Além do Tucunaré-Açu, facilmente encontramos outros tipos de peixes também como a Pirarara, Piraíba, Pacus, Piaus, Sardinhas, Matrinxãs, Apapás, Pintados, Surubins entre outros.
- A cidade: Barcelos é uma cidade pitoresca, acolhedora. Sempre vemos as crianças nadando nas margens do Rio Negro, mulheres lavando suas louças, os homens construindo seus barcos. Barcelos respira pesca esportiva. Muitos Barcos-Hotéis atracados próximo ao porto, a arquitetura da escola ao lado da Igreja principal são alguns atrativos que vale a pena dar uma volta e conhecer. Para mais informações sobre onde se hospedar e onde comer em Barcelos clique aqui e baixe o pdf do Guia de Barcelos.
Por esses motivos, vale a pena visitar Barcelos, conhecer o Rio Negro, fazer uma caminhada pela cidade, um rolê de barco para ver a mata e é claro disputar um cabo de guerra com o Tucunão.
Boa pescaria e belos tucunões para você!